- Início
- Estações Marítimas
- Peniche
- Pontos de Interesse
- Património
- Fortaleza de Peniche
Fortaleza de Peniche
Mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV, que a considerou a principal chave do Reino pela parte do mar, a Fortaleza de Peniche viu o seu espaço utilizado de forma diversa de acordo com as necessidades e as vicissitudes históricas de cada época.
Praça militar de vital importância estratégica até 1897, abrigo de refugiados Boers provenientes da África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974 e, a partir de 1984, albergue do Museu Municipal, a Fortaleza de Peniche assume especial relevância enquanto importante documento de uma diacronia histórica de índole local e nacional.
A Fortaleza de Peniche é Monumento Nacional desde Março de 1938. Enquanto espaço de promoção cultural, funciona, no interior da Fortaleza, o Museu Municipal de Peniche, o Estúdio Municipal de Dança e o Atelier Local de Artes – ALA.
A Fortaleza de Peniche está encerrada à visitação desde 20 de novembro de 2017, no âmbito da realização de obras de beneficiação do monumento, para efeito da instalação do futuro Museu Nacional da Resistência e Liberdade.
Sugestões
-
Joaquim Fernando Mamede Rocha
- Agente de Animação Turistica
- Empresa de Animação Turística
- Operador Marítimo Turístico
- Peniche
-
Pavilhão Mar & Sol
- Hospedagem
- Peniche
-
RAPANUI, Animação Turística, LDA
- Agente de Animação Turistica
- Ar Livre / Natureza e Aventura
- Empresa de Animação Turística
- Kitesurf e Windsurf
- Operador Marítimo Turístico
- Outras Modalidades
- Passeios Marítimos
- Peniche
- Surfing
- Turismo Cultural